Tipos de Chocolate
O chocolate é um alimento antigo e hoje é um dos doces mais consumidos no mundo. Ele pode ser encontrado em forma pastosa, líquida ou sólida e é feito a partir da amêndoa torrada do cacau. Sua história é antiga. Antes até dos navegadores espanhóis chegarem às Américas, os astecas e os maias já conheciam o cacau e faziam um líquido dele chamado xocoatl. Colombo foi um dos primeiros europeus a experimentá-lo e a Europa passou a consumir o chocolate.
A primeira chocolataria foi inaugurada em Londres, na Inglaterra, em 1657. Com a revolução industrial, a fabricação do chocolate deixou de ser artesanal e se aproximou do chocolate que consumimos atualmente. Máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas, o que ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A primeira fábrica de chocolate do Brasil foi fundada em 1891 pelos irmãos alemães Franz e Max Neugebauer. Se chamava Neugebauer e foi fundada em Porto Alegre.
Os chocolates mais comuns consumidos atualmente se dividem em chocalate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco e a apresentação do produto varia entre barras, pó e líquido. Já os doces originados pelo ingrediente são centenas, como bombons, trufas, língua de gato, achocolatados e muitos outros.
O chocolate tradicional é composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, aromatizantes e outros ingredientes como leite, passas, castanhas e amêndoas. Contém ainda alguns minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. Os chocolates chamados amargos contém mais flavóides, substância antioxidante que reduz o colesterol ruim (LDL), principalmente os que trazem em sua composição mais de 70% de cacau. Fique por dentro dos tipos de chocolate e a composição de cada um.
Chocolate ao leite – Tira-se uma parte da massa de cacau e adiciona-se leite em pó. O chocolate fica mais suave, doce. É o mais consumido no mundo todo.
Chocolate branco - Muitos não o consideram "chocolate de verdade", pois é feito a partir da manteiga de cacau, levando ainda açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. Por isso é o mais calórico dos chocolates.
Chocolate amargo – Para os amantes de chocolate é o produto que tem mais qualidade, pois tem mais massa e manteiga de cacau, pouquíssimo açúcar e não contém leite. Assim, é o menos calórico e como dito antes, contém flavóides, antioxidadntes que ajudam na redução do LDL (colesterol ruim). Assim, é o mais saudável entre os chocolates. Dois quadradinhos por dia são o suficiente para absorver seus benefícios.
Chocolate em pó – É o chocolate mais usado em receitas. Sua composição leva amêndoa de cacau, sem a manteiga. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Não confunda com achocolatados (tipo Nescau e Toddy), que são feitos de chocolate, leite em pó e açúcar.
Chocolate para cobertura – Para que ele derreta com mais facilidade, leva mais manteiga de cacau. Na culinária, ele facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. É vendido em três tipos: meio-amargo, branco e comum (ao leite).
Chocolate hidrogenado – Ao invés de manteiga de cacau, ele é feito com a gordura hidrogenada. O produto acaba ficando mais barato, porém seu sabor e textura são inferiores aos dos chocolates feitos com manteiga de cacau. Ele derrete facilmente e é tão calórico quanto os outros chocolates.
Chocolate diet – A composição é similar ao do chocalate ao leite. É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes, só que ao invés de açúcar leva adoçante. Só que a falta de açúcar altera a textura do chocolate diet, por isso ele recebe maior dose de gordura para que ele fique igual ao chocolate tradicional. Embora seja mais indicado para diabéticos, muitas pessoas começam a consumi-lo achando que ausência do açúcar faz com que ele tenha menos calorias. Como ele leva mais gordura, seu teor calórico é igual ou às vezes até maior do que o do chocolate normal. Não confunda com chocolate light, que contém os mesmos ingredientes do chocolate normal só que de forma reduzida, para diminuir as calorias.
Chocolate de Alfarroba – Alfarroba é uma espécie de vagem que após triturada e passar pela torrefação gera uma farinha usada para substituir o cacau. Ela leva certas vantagens sobre o cacau, pois tem apenas 0,7% de gordura, é rica em fibras e não contém cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. É indicado para celíacos, pessoas com intolerância à lactose e se for sem adição de açúcar, para diabéticos também.
Chocolate de Soja – É um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. É comercializado na forma de bombons, barras e ovos de Páscoa. Assim como o chocolate de alfarroba, o chocolate de soja é indicado para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético. No chocolate de soja o leite é substituído pelo extrato de soja, mas sem que o chocolate perca seu sabor.
0 comentários:
Postar um comentário