Receitas de Comida Argentina.

Receitas de Comida Argentina. A carne de vaca é por excelência a base alimentar dos argentinos. O churrasco (asado) é a forma mais típica de prepará-la e constitui um verdadeiro ritual quando família e amigos se reunem nos fins de semana. Além dos bifes costumam comer salsicha (chorizo), rins (riñones), timo (molleja) e dobradinha (chinchulines): a famosa parillada mixta. Como acompanhamento, pão e salada. No dia-a-dia preferem bifes à milanesa por sua praticidade.

De presença tão acentuada quanto as carnes, a cozinha italiana e suas tradicionais massas (pasta) se destacam. A variedade é grande, sendo que os mais populares são o espaguete (fideos), nhoques e as deliciosas massas recheadas como sorrentinos, canelones e lasanhas. Sem esquecer a sempre salvadora pizza, que também conta uma grande variedade de sabores.

A cozinha tipicamente argentina (criolla) está representada nas empanadas - pastéis de massa leve que podem ser recheados com carne, frango, presunto e queijo, etc. Outro dos pratos mais típicos é o matambre, uma espécie de rocambole de carne recheado com pimentas, ovos e vegetais que pode ser servido frio ou quente. A cozinha regional também conta com variedades como o locro (refogado de milho e carne de porco) e a carbonada (ensopado de carne, legumes e arroz).

Em relação às bebidas, pode-se afirmar que os vinhos são tão populares na Argentina quanto o chopp é no Brasil. Por isso, há desde os chamados vinhos de mesa (versão econômica em Tetra Brick) até aqueles que consagram o país como um dos melhores produtores vinícolas do mundo.

No entanto, o mate - feito com uma erva verde que se toma como infusão - é a bebida mais típica. Para prepará-lo deve-se encher 2/3 da cuia com erva mate, colocar o cilindro (bombilla) e logo derramar água quente até a borda formando uma cobertura de espuma. Pode-se beber com ou sem açúcar.

Um drink característico do país é o clericó (conhecido como sangria no Brasil), uma espécie de salada de frutas em jarra, banhada em muito vinho e soda. É ideal para compartilhar com amigos.

Como sobremesa, o sorvete (helado) é o favorito. Boa parte das sorveterias mantêm uma preparação artesanal, à moda italiana, o que lhe confere um sabor distintivo.
.....................................................................................................................................................................

Receita de Lagarto ao Forno Argentino
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 60 minutos

Ingredientes

Lagarto de 1 ½ a 2 kg

½ k de cebolas

½ k de cogumelos frescos (para o molho)

¼ k de cogumelos frescos (para a guarnição)

2 taças de conhaque

Modo de Preparo

Dourar o lagarto no azeite quente , refogar logo as cebolas até ficarem transparentes ( sem dourar)

Em seguida coloque os cogumelos frescos picados (1/2 k).

Dez minutos depois incorporar as duas taças de conhaque e atear fogo nele, deixando queimar (flambar) até apagar, colocando logo depois pouco mais de ½ litro de caldo de carne, deixando cozinhar lentamente em fogo bem baixo.

Quando a carne estiver tenra, tirar da panela e reservar em lugar aquecido.

Liquidificar o molho e as verduras e coloca-lo de volta a panela até reduzir um pouco.

Cortar a carne em fatias finas, cobrir com o molho e colocar por cima o ¼ k de cogumelos frescos laminados e refogados no azeite, polvilhando com salsinha picadinha.

Servir imediatamente.
.....................................................................................................................................................................

Receita de Locro criollo

Receita de Locro criollo

Receita de Locro criollo
Dificuldade: Moderado
Tempo de Preparo: 3 horas

Ingredientes

- 1 kg de milho-branco (canjica)
- 1 kg de feijão-branco
- 300 g de pancetta fatiada (toucinho fresco)
- 2 kg de costelinha de porco fresca
- 3 kg de fraldinha em cubos
- 600 g de lingüiça tipo toscana em rodelas
- 1 cebola grande picada
- 10 dentes de alho picados
- 1 alho-poró picado (só a parte branca)
- 1 talo de salsão picado
- 3 litros de caldo de carne
- 1 repolho médio fatiado
- 10 batatas pequenas, em cubos grandes
- 1 abóbora japonesa (kabochá), em cubos médios
- 4 pimentões vermelhos em tiras
- Vinho tinto
- Azeite e sal a gosto

Modo de Preparo

Deixe o milho-branco e o feijão-branco de molho na véspera. Cozinhe o milho em água e sal até ficar macio. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e doure separadamente as carnes (reservando-as em uma vasilha à parte). Comece pela pancetta (que solta gordura). Depois doure a costela, a fraldinha e, por último, a lingüiça. Conforme for fritando cada carne, regue com um pouco de vinho tinto e raspe o fundo da panela, para soltar as crostas que se formam e enriquecer o sabor do cozido. Na gordura que sobrou na panela, doure a cebola, o alho, o alho-poró e o salsão. Acrescente o caldo de carne (reserve um pouco para repor ao longo do cozimento) e o feijão-branco. Cozinhe por 20 minutos. Adicione as carnes e cozinhe por cerca de 40 minutos. Misture o repolho, as batatas e o milho-branco pré-cozido. Leve ao fogo por mais 20 minutos. Acrescente a abóbora e os pimentões e deixe cozinhar até amaciarem. Na hora de servir, distribua o cozido em pratos fundos e espalhe um fio de azeite por cima.
.....................................................................................................................................................................
Nostalgia do Presente Naquele preciso momento o homem disse:
 
«O que eu daria pela felicidade
de estar ao teu lado na Islândia
sob o grande dia imóvel
e de repartir o agora
como se reparte a música
ou o sabor de um fruto.»
Naquele preciso momento
o homem estava junto dela na Islândia.


Jorge Luis Borges, in "A Cifra"
Tradução de Fernando Pinto do Amaral
Tema(s): Nostalgia  Ler outros poemas de Jorge Luis Borges 
// Consultar versos e eventuais rimas

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • boa mesa s2 © 2012 | Designed by Designer Link, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes